quarta-feira, 8 de agosto de 2012

BEM VINDOS AO CHÁ DE MENTA!


Antes de começar o blog e a falar de comida, gostaríamos de nos apresentar. Nós somos Thisby e Liz, irmãs, nascidas em Curitiba, e pertencentes a duas famílias de bons cozinheiros. Tanto por parte de mãe quanto por parte de pai, temos ótimos exemplos desse espécime que gosta de descobrir novas receitas e sabores e colocá-las em prática pra ver as carinhas felizes na mesa comendo até não sobrar mais nada.

Temos a sorte de cada um deles gostar de coisas diferentes, então crescemos sem frescura quando o assunto é comida. Nossas avós faziam comida de vó: aquela coisa toda de cozinhar para um batalhão de netos e filhos famintos aos domingos. Nossa mãe sempre foi adepta da alimentação saudável sem excluir os prazeres da vida, ou seja, muuuita verdura e fruta, comida sem gordura, açúcar light e farinha integral, mas sempre com muito sabor e temperinhos deliciosos. Já nosso pai é praticamente o oposto. Faz cara feia quando fala em açúcar light, creme de soja ou qualquer coisa com redução de calorias. Porém, preza por produtos e alimentos de qualidade para fazer suas receitas dignas de um chef de cuisine. Com toda essa genética, não poderíamos deixar de, pelo menos, apreciar muito comer.


nós duas e o gato na casa da vó comendo mixirica em uma das nossas experiências culinárias primordiais

Nós duas somos formadas em profissões totalmente não relacionadas à culinária: Thisby é formada em design de moda e cursa, atualmente, artes visuais, e Liz é formada em jornalismo e cinema digital. Mas mesmo não atuando no ramo gastronômico, o assunto sempre foi muito importante na nossa vida e é exatamente nesse ponto que entra o Chá de Menta.

Sempre quisemos fazer algo juntas, mas a distância nos impedia, pois Thisby mora em São Paulo desde 2005 e Liz em Curitiba desde sempre. Mas recentemente nos pegamos desesperadas por fazer algo diferente, até que um dia, uma ligação nos fez nos deparar com a mesma ideia: fazer um blog sobre comida. Isso soou maravilhoso, pois seria algo muito prazeroso para se fazer em paralelo às nossas vidas profissionais.

Eis que nasceu o Chá de Menta, cujo nome explicaremos mais tarde. Inicialmente, pretendemos postar receitas de família, de blogs nacionais e internacionais que admiramos e de cozinheiros famosos. Porém, vamos testá-las e passar a vocês as nossas impressões sobre o procedimento, os resultados e as dificuldades com os ingredientes (que tomaremos a liberdade de adaptar à nossa realidade), através de textos, fotos e vídeos. Tudo isso sem aquela formalidade chata de blog. A gente quer trocar idéias com os leitores amantes da comida e tão iniciantes quanto nós na arte de colocar a mão na massa. Sim, porque nós nunca fizemos curso nenhum. A gente só sabe aquilo que aprendeu observando a nossa família, em programas de culinária e na raça, tentando fazer alguma receita quando bate aquela fome.

Queremos também compartilhar com vocês experiências gastronômicas que tivermos fora de casa, em restaurantes, viagens, ou até mesmo naquela lanchonete na beira da estrada, sempre indicando o nome do lugar para vocês também tirarem suas próprias conclusões e trocarem idéias com a gente. Além disso, vamos fazer sessões sobre música, cinema e arte, sempre com aquela pitadinha de comida.

Agora: porque Chá de Menta?
Desde pequenas, quando passávamos a tarde na casa da nossa vó Recha, gostávamos de colher hortelã no jardim e fazer chá para tomar nas nossas xícaras de plástico dentro da nossa casinha de boneca. Então podemos concluir que a primeira receita que fizemos na vida foi chá de hortelã. Mas a nossa história com esse chá se prolongou até o começo de 2012, quando fizemos uma viagem deliciosa para a Europa. Estávamos em Amsterdã, no Café de Doelen (quem for a Amsterdã, é imperdível. Eis o endereço: Kloveniersburgwal, 125) que descobrimos via internet e serve uma torta de maçã deliciosa. Foi lá que nos surpreendemos com um copo de chá de menta quentinho adoçado com mel. Mas não era um chá de menta qualquer, desses comuns, verdinhos, na xícara. Era um chá servido com um copo de água fervente e nele mergulhado um galho inteiro de uma menta muito aromática e saborosa. A partir de então, não houve um dia na viagem que não procuramos tomar mais e mais desse chá delicioso e ele acabou se tornando uma das grandes lembranças da nossa viagem.

a direita, o tal do chá de menta e no pratinho ao lado, a melhor torta de maçã com muito, muuito creme!

Então para começar o nosso blog, nada mais justo do que passar essa receita super simples de chá de menta. Ela fica linda pra servir em um copo transparente em um lanche para amigas ou só pra se aquecer no inverno.

Ingredientes (para um copo):
- água fervente (suficiente para encher o copo)
- três ramos de menta (ou hortelã) orgânica (sim! Faz diferença! O sabor é muito melhor e intenso)
- mel a gosto

Para fazer, nem é preciso de passo a passo. Coloque a menta em um copo ou xícara de vidro, despeje a água em cima e deixe macerar por pelo menos 3 minutos. Adoce com mel e seja feliz!


O mais gostoso desta receita é brincar e criar variações com ingredientes diferentes. A Thisby já experimentou adicionar um gominho de tangerina amassado e ficou delicioso. Gengibre e limão devem ficar deliciosos também.

Nós esperamos que vocês gostem e nos acompanhem! Não deixem de comentar e se testarem as receitas, compartilhem resultados e as experiências de vocês!

Um beijo,
Liz e Thisby.

Nenhum comentário:

Postar um comentário