quarta-feira, 22 de agosto de 2012

DAN DAN NOODLES COM VEGETAIS E CARNE AO MOLHO REFRESCANTE


A receita de hoje é uma adaptação de um prato delicioso do Jamie Oliver, um dos nossos chefs favoritos. Sempre que possível, acompanhamos o programa dele pela GNT e no dia que assisti a este episódio (da primeira temporada de Jamie's 30-minute meals) eu e meu pai ficamos realmente com muita água na boca. Com as mudanças que fizemos (alguns ingredientes são simplesmente impossíveis de encontrar!) o resultado ainda é espetacular... já preparamos esta receita umas três vezes e é impossível não sentir a boca salivar toda vez que me lembro dela. É uma experiência de sabores muito surpreendente e refrescante. É um daqueles pratos que você pensa: "uau! eu poderia morrer comendo isso!".

Sr. Oliver gosta de chamar esta receita de "rib-eye stirfry & dan dan noodles" e eu chamo de "Dan dan noodles com vegetais e carne ao molho refrescante".

Antes de começar, gostaria que você que vai fazer esta receita saiba de algumas coisas:
1. não fique com medo da quantidade de pimenta chilli da receita. Na primeira vez que a fizemos colocamos muito pouco porque sempre ficamos muito abismados com a quantidade de pimenta que o Jamie Oliver coloca na comida...e não é que achamos que poderíamos ter colocado mais? Somos uma família do sul do país que não tem costume algum com comidas muito temperadas e mesmo depois de testar posso garantir que ao invés de deixar o sabor picante, ela deixa o prato muito mais saboroso.
2. ainda sobre chili: quando for ralar a pimenta em natura, não deixe de colocar uma luva cirúrgica (aquelas de farmácia, sabe?)... você não vai querer coçar os olhos mesmo depois de ter lavado MUITO BEM as mãos. Experiência própria.
3. sobre pimentas secas: sugiro a mistura de algumas pimentas secas para temperar a carne. A tentativa é de substituir a pimenta sichuan, usada na receita original. É importante frisar que a pimenta jamaica é principalmente uma pimenta aromática, portanto a quantidade citada abaixo não é exagerada e não vai te deixar soltando fogo pela boca.
4. shinguesai é um vegetal japonês muito parecido com a acelga. Encontrei-o em uma andança no bairro da Liberdade em todos os supermercados japoneses da Rua Galvão Bueno. Em outras cidades é possível encontrá-lo talvez em mercados municipais ou mercadinhos orientais. Se você não encontrar, pode substituir por acelga comum.
5. neste prato, uma carne malpassada faz toda diferença.
6. este prato é perfeito para comer de hashis. Compre um pacotinho dos descartáveis que você não vai se arrepender!

sem mais demoras, vamos à receita!


Ingredientes (rende 4 porções)

Carne:
- 1 kg de contrafilé com gordura fatiada em bifes altos
- sal grosso (para preparar na churrasqueira) ou sal comum (para preparar na frigideira)
- 1 colher de chá de pimenta preta em grãos
- 5 bolinhas de pimenta branca em grãos
- 2 colheres de sopa de pimenta jamaica em grãos
- 2 pimentas chili frescas grandes raladas
- 1 bom pedaço de gengibre fresco ralado
- 50 ml de suco de limão (aproximadamente 2 limões)
- azeite de oliva a vontade (pelo menos 5 colheres de sopa)

Noodles:
- 1 pacote de noodles japonês (usamos um delicioso que compramos no mercado, veja a imagem da embalagem abaixo). Você pode substituir eventualmente por miojo, mas o resultado não será o mesmo
- 4 cebolinhas fininhas cortadinhas bem fininhas (em especial a parte branquinha e crocante próxima à raiz)
- 4 colheres de sopa de mel
- 2 dentes de alho moídos
- 4 pitadinhas da mistura de pimentas secas da carne
- suco de um limão
- 4 pitadinhas de pimenta chili fresca ralada (você usará mais na carne, então pegue de lá!)
- 4 pitadinhas de gengibre fresco ralado (o mesmo que o chili, pegue da carne!)
- 4 colheres de sopa de shoyu

Vegetais:
- 1 colher de sopa de molho de ostras japonês (é possível substituir por um cubo de caldo Knorr, mas não recomendamos)
- 1 envelopinho de Hodashi (tempero japonês)
- 1 pacote pequeno de moyashi cru (também conhecido como broto de feijão)
- sal
- 1 maço de brócolis frescos
- 1 punhado generoso de ervilhas tortas frescas
- 2 maços de shinguesai (também conhecido como acelga japonesa. O sabor é muito similar à acelga que nós conhecemos, e você pode substituir por ela se não encontrar)

macarrão para yakissoba da marca Alfa. Muito, muito bom e tem em diversas espessuras.
senhoras e senhores: shinguesai ou acelga japonesa

Preparo:
1. Inicie temperando a carne: moa muito bem as pimentas secas (preta, branca e jamaica) usando um moedor ou gral até ficarem bem finas. Separe desta mistura 4 pitadinhas para usar no tempero dos noodles. Para preparar a carne na frigideira, salgue a carne em apenas um dos lados com sal comum e depois distribua a mistura de pimentas em todo pedaço, apertando bem o tempero na carne de modo que ela fique bem grudadinha. Para prepará-la na churrasqueira, substitua o sal comum por sal grosso e aplique o sal em todo pedaço. Reserve a carne temperada.

carne temperada, prontinha para fritar ou ir para a churrasqueira
2. Em uma panela funda,cozinhe os vegetais: ferva água suficiente para cozinhar o brócolis, as ervilhas tortas e o shinguesai. Tempere a água com o molho de ostra e o Hadashi (eles farão a vez do caldo knorr, realçando o sabor ao invés de salgá-los muito). Cozinhe os vegetais conforme a sua preferência (aqui em casa, gostamos de ervilhas bem crocantes e brócolis não muito moles... mas aí depende de cada um). Depois de retirar os vegetais, reserve-os (eles já estarão prontos para servir!) e mantenha a água do cozimento na panela para utilizá-la para cozinhar o noodles.

3. Rale a pimenta chili fresca e o gengibre em um ralador fino (o resultado será uma pastinha).

gengibre depois de ralado; a pimenta deve ficar uma pastinha muito semelhante a esta
4. Prepare as tigelinhas de noodles: no fundo de quatro tigelinhas (uma para cada pessoa), divida igualmente os temperos que darão todo sabor do noodles. Em cada uma delas coloque: uma pitadinha da pimenta chili e do gengibre ralados no passo anterior, uma colher de mel, meio dente de alho moído, uma pitada da mistura das pimentas secas (já moídas para temperar a carne), um punhadinho de cebolinha cortada, uma boa expremida de suco de limão, uma colher de sopa de shoyu. Reserve.


5. Asse a carne: NA FRIGIDEIRA: com uma frigideira BEM quente, já untada com um pouco de óleo, coloque a carne de modo que o lado com sal fique para cima. Deixe a carne fritar até que comece a sair um caldinho na parte de cima - aí vire e termine de fritar conforme seu gosto, sempre cuidando para não queimar. NA CHURRASQUEIRA: com o fogo previamente feito, asse a carne em uma grelha conforme seu gosto.

6. Enquanto a carne está assando, prepare o molho na travessa que irá servi-la: reúna o restante da pimenta chili ralada, o gengibre, os 50 ml de suco de limão e bastante azeite de oliva. Misture tudo muito bem e reserve.

pode parecer estranho de início, mas este molho dará um sabor muito especial à carne.
7. Na água que você reservou do cozimento dos vegetais, cozinhe o noodles conforme as indicações do pacote.

8. Com a carne já assada, corte-a em pequenas iscas - pedacinhos em um tamanho bom para comer de uma só vez - e disponha-as sobre o molho. O caldo da carne assada irá misturar-se ao molho de limão e os sabores virão à tona! Sirva a carne.

a carne mergulhada na piscina de limão, azeite, gengibre e pimenta
9. Após terminar o tempo de cozimento do noodles, divida-o igualmente em cada uma das quatro tigelinhas e adicione em cada uma concha do caldo do cozimento - que irá misturar todos os temperos que estão no fundo da tigela e fará tudo ficar redondinho no sabor. Decore com um pouquinho de cebolinha picada.


10. Sirva as tigelinhas de noodles e os vegetais já cozidos. O moyashi também deve ir à mesa, mas cru - com ele, o contraste de texturas ficará perfeito.

Este prato é perfeito para ser consumido com o uso de hashis (os palitinhos japoneses), com todos os acompanhamentos no centro da mesa e todo mundo atacando direto dos pratos! É uma refeição muito gostosa e - apesar da carne vermelha e da massa do noodles – superleve, extremamente saborosa e saudável.

Pensamos que é muito possível substituir a carne vermelha por frango ou peixe. Na verdade, cada um desses pratos pode ser feito individualmente, com qualquer tipo de acompanhamento que você preferir.

Amaríamos saber o que vocês acharam! Não deixem de compartilhar conosco sua opinião, ela é de extrema importância para nós.

Boa diversão de sabores!
This.

2 comentários:

  1. Ai que vontade de fazer este prato novamente.

    ResponderExcluir
  2. Hoje vamos preparar este prato novamente mas com uma alteração especial. No lugar dos noodles vamos preparar um pão de churrasqueira. Receita fácil e provavelmente saborosa. Peçam para as donas do blog a receita. Esta mudança é homenagem ao aniversario da Thisbi

    ResponderExcluir