quinta-feira, 16 de agosto de 2012

PIZZA!


Você sempre quis fazer uma pizza em casa, beeem fininha e crocante, com a cobertura BEM cheia de tudo que você gosta e achava tudo isso IMPOSSÍVEL? Pois bem, NÃO É!

Hoje vou compartilhar com vocês a receita de pizza do meu pai: bem simples, rápida e sem complicações de forno à lenha e blablablás. Vou sugerir também dois sabores bem gostosos que fizemos em casa, mas a criação está na mão de vocês (e adoraríamos que vocês compartilhassem as ideias com a gente aqui nos comentários).
Ok! Chega de enrolação, vamos lá!



Ingredientes (rende 3 pizzas médias):

Massa:
- 1 kg de farinha de trigo (mas você vai utilizar um pouco mais que isso para polvilhar a superfície onde você vai sovar e abrir a massa)
- 2 e 1/2 xícaras de água morna
- 2 tabletes de fermento biológico (15 gramas cada um)
- 4 colheres de chá de açúcar
- 3 colheres de chá de sal
- 4 colheres de sopa de azeite de oliva

Cobertura:
Pizza de Milho:
- 200 gramas de queijo mussarela (sugerimos também o uso de mussarela de búfala que fica deliciosa!)
- 1 lata e meia de milho cozido no vapor

Pizza de Cogumelos e Queijo Brie:
- 200 gramas de queijo mussarela
- uma peça de queijo brie de aproximadamente 200 gramas
- 1 bandeja de cogumelos da sua preferência (nós usamos o portobelo, mas fica ótimo com shimeji, shiitake ou mesmo o paris)

Preparo:
1. Inicie o preparo da massa: em um recipiente, misture na água morna os dois tabletes de fermento e o açúcar. Dissolva bem.

2. Em uma tigela grande coloque 1 quilo de farinha e o azeite de oliva. Misture bem com as mãos e adicione, aos poucos, a mistura de água morna, sempre procurando homogeneizar todos os ingredientes.

3. Depois de tudo bem misturado a massa ainda ficará um pouco grudenta. Adicione o sal e integre-o à massa também com as mãos (é importantíssimo adicionar o sal APENAS nesta etapa, pois ele pode afetar a reação do fermento).


4. Retire a massa da tigela e trabalhe com ela sobre uma superfície lisa, BEM LIMPA E SECA polvilhada com farinha. Neste ponto você vai sovar a massa com as mãos: faça movimentos firmes pressionando a massa com a base da palma das mãos (veja as fotos abaixo para entender melhor!) e recolhendo ela novamente para próximo a você. Esse movimento deve ser feito até que a massa esteja homogênea e livre de pelotas de farinha. IMPORTANTE: se depois de alguns movimentos a massa ainda estiver MUITO grudenta na sua mão, adicione em pequenas quantidades mais farinha e continue sovando até ela desgrudar. Caso ela grude na superfície, polvilhe um pouco mais com farinha. LEMBRE-SE: toda a farinha que você adicionar na massa ou na superfície de sova tende a endurecer mais a massa, portanto, faça aos poucos para não colocar demais e deixar a sua massa dura.

movimento para sovar a massa: 1. pressione com a base da palma das mãos...
2. e recolha ela novamente para próximo a você.

5. Uma vez pronta a massa, corte-a  em 3 partes iguais. Acomode-as em recipientes diferentes (elas NÃO podem ficar no balcão!) e cubra-as com pano de prato. Deixe-as descansar e crescer por cerca de uma hora. Importante: muito cuidado com alterações de temperatura no ambiente em que você deixar as massas descansarem. Feche janelas e mantenha-as longe do calor mantendo a temperatura ambiente.

após descansar, as massas dobrarão de tamanho

6. Pré-aqueça o forno na temperatura máxima enquanto segue os próximos passos.

7. Passada a uma hora de descanso, polvilhe novamente a superfície e abra uma das massas com o auxílio de um rolo de madeira. O objetivo é deixá-la redonda e fina. Corte a massa no tamanho da fôrma de pizza que você utilizará. Coloque a massa na fôrma e cubra com os ingredientes de sua preferência.


8. Para assar, sugerimos remover todas as prateleiras do forno e colocar a fôrma direto no fundo do forno. Não há um tempo exato para assar a pizza, isso tudo é relativo e muda conforme seu forno. Duas coisas que você tem que observar para saber se sua pizza está pronta: 1- se a parte de baixo da massa está dourada (faça isso utilizando uma espátula e levantando um dos lados da massa) e 2- se o queijo está derretido e os ingredientes bem aquecidos. Se tudo estiver ok, sua pizza está pronta para ser servir!



Com esta receita nós fizemos três pizzas médias, mas sobrou massa que renderia pelo menos mais uma pizza. Caso você não queira aproveitar toda massa no mesmo dia, é só enrolar bem em um pacotinho e congelar!

Que tal testar esta no próximo final de semana? Dá para chamar uns amigos e fazer uma festa da pizza!
Não deixem de nos contar sobre os resultados!

Beijos!
Liz

3 comentários:

  1. Uau!!!! Me animei para fazer em casa! Liz, não sabia desses seus dotes culinários! Uma boa surpresa! Beijão

    ResponderExcluir
  2. Eba, adorei ver a receita no blog. Agora não preciso correr atras dela quando quiser fazer a pizza. Valeu Liz.

    ResponderExcluir
  3. Liz!!! Aprovadíssima! Testamos a receita no sábado à noite, na casa dos meus tios, em Blumenau! Eles têm forno à lenha e foi um sucesso a nossa produção em série. Fizemos 9 pizzas e ainda sobraram dois discos para congelar! Os parentes já pediram e eu já transferi a receita! Demais! =) Beijo grande!

    ResponderExcluir