domingo, 12 de agosto de 2012

MOUSSE DE CHOCOLATE


Hoje é dia dos pais (aliás, um lindo dia para todos os papais do mundo!), e eu e a Thisby resolvemos fazer uma sobremesa de chocolate para o nosso pai na quinta-feira passada. Ele é totalmente viciado em chocolate, então queríamos algo com uma textura gostosa e com chocolate mais amargo. Resolvemos ir em busca de uma receita de mousse de chocolate e encontrei uma receita do Olivier Anquier no site do GNT e arriscamos. O resultado não ficou exatamente como o do Olivier, pois o dele fica bem mais cremoso e o nosso ficou um pouco firme demais. Acreditamos que erramos batendo a clara em neve na batedeira e não na mão, mas isso é apenas uma suposição.
Quem sabe nessa textura que fizemos seja uma boa opção para fazer uma torta mousse de chocolate, com alguma massinha em baixo. Apesar da dificuldade com a consistência, o sabor ficou ótimo, por isso estamos passando a receita para vocês.



Ingredientes:
- 375g de chocolate amargo (é importante utilizar uma boa marca de chocolate para garantir um sabor melhor. Nós utilizamos o Nestlé Gold Noir Intense que é 70% cacau)
- 375g de manteiga sem sal
- 150g de açúcar (nós usamos o açúcar light, que é duas vezes mais doce do que o açúcar comum, então se escolher usá-lo também, utilize a metade da quantia: 75g)
- 7 ovos
- 1 rama de canela
- 1 pitada de sal

Preparo:
1. Em banho-maria, derreta o chocolate e a manteiga. Acrescente na mistura a rama de canela, que dá um gostinho especial ao mousse. Para fazer o banho-maria sem uma panela específica para isso, pegue duas panelas: uma maior e mais funda e uma mais rasa que encaixe na parte superior da panela maior. Na panela de baixo, coloque pouca água, aguarde a fervura e ai então, com fogo baixo, encaixe a panela de cima com os ingredientes que você deseja derreter. É importante evitar que a panela de cima encoste na água quente para não queimar a mistura com o excesso de calor, pois esse processo deve ocorrer com o calor do vapor da água que aquece o fundo da panela de cima.

chocolate e manteiga derretendo em banho-maria

2. Enquanto o chocolate derrete, separe as claras das gemas. Misture as gemas com o açúcar e misture até ficar homogêneo e mais branquinho, sem aquele amarelo forte das gemas.

3. Bata as claras em neve com uma pitadinha pequena de sal (que dá mais consistência às claras e evita que elas separem se ficarem um tempinho paradas). Nós batemos na batedeira, mas recomendamos que bata na mão. O ponto certo é quando ela fica firme. Um bom jeito de testar isso é virando o pote de cabeça para baixo, mas isso pode ser um pouquinho arriscado caso ela ainda não esteja no ponto, então vire com cuidado.

mistura da gema com o açúcar. repare que a cor é de um amarelo bem clarinho
testando se a clara em neve está firme o suficiente

4. Depois do chocolate e a manteiga derreterem, remova a rama de canela e acrescente a mistura das gemas e do açúcar. Mas atenção: acrescente lentamente e mexendo sem parar, pois com o calor do chocolate as gemas podem cozinhar.

5. Coloque o chocolate em um recipiente maior e acrescente a clara em neve misturando lentamente (a velocidade é um detalhe importante para manter a consistência da clara em neve).

acrescentar a gema ao chocolate derretido mexendo sem parar

6. Coloque o mousse em uma travessa bonita, e coloque na geladeira por 4 horas.

7. Delicie-se.

Caso você tente a receita e consiga deixar o mousse bem cremoso e delicioso, compartilhe sua experiência deixando um comentário para nós.

Um feliz dia dos pais, em especial para o nosso querido e inspirador amigo Emiro! Amamos você, pai!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário