sábado, 26 de janeiro de 2013

MOLHO CREMOSO DE ABACATE


Nesta semana fui ao mercado e não resisti ao preço do avocado... estava mais barato que o comum e muuuito madurinho! Comprei por impulso, porque amo guacamole e estava planejando fazer um qualquer dia destes. Mas hoje eu estava tão caseira e preguiçosa que mudei meus planos... se o calor tivesse ficado talvez uma comida fresca e mexicana cairia bem, mas não no sábado chuvoso e cinza que foi aqui em São Paulo. Por conta da mudança de clima, resolvi desafiar meu querido Mi a experimentarmos um molho de massa totalmente diferente que eu encontrei um tempo atrás na Internet - e ele topou, me deu coragem e fomos para a cozinha!


Pois bem! Um molho de macarrão com base de abacates pode soar estranho, mas eu te digo com minha barriga beeem cheinha e com um namorado feliz de comer bem aqui do lado: encare! é surpreendente e maravilhoso! Fizemos com os avocados pequenininhos (aqueles que ficam pretinhos quando estão maduros), que são diferentes dos nossos abacates comuns porque possuem uma quantidade bem superior de gordura e o sabor mais acentuado. Mas acredito que se você fizer com o maior, bem madurinho, vai ficar delicioso também. Me inspirei na receita Creamy Avocado Pasta do blog Flourishing Foodie e fiz minhas próprias modificações conforme nosso gosto e o que tínhamos em casa...fique à vontade para fazer suas mudanças porque não tem como algo dar errado!
Além de tudo é fácil de fazer!

Peço desculpas desde já pela qualidade das fotos! A pressa da fome era grande!



Molho cremoso de abacate

Ingredientes (rende 3 porções)
- 2 cebolas roxas ou comuns
- 180 gramas de tomatinho cereja ou 5 tomates italianos
- 2 avocados bem maduros (ou um abacate comum maduro)
- 1 dente de alho
- suco de 1 limão
- 300 gramas de massa spaghetti número 5 (ou fettuccine)
- queijo parmesão ralado
- azeite de oliva
- sal
- pimenta preta

Preparo:
1. Corte a cebola em pedaços médios e os tomatinhos ao meio (se você for usar os tomates maiores, corte-os também em pedaços similares aos da cebola).
2. Em uma forma, despeje um pouco de azeite de oliva e coloque as cebolas e os tomates. Salpique sal à gosto e regue com mais um pouco de azeite. Coloque a forma no forno pré-aquecido a 240ºC por 45 minutos.


3. 15 minutos antes do tempo dos ingredientes do forno terminar, coloque para aquecer a água para fazer a massa conforme as indicações da embalagem.
4. Enquanto a água começa a ferver, coloque em um processador os abacates descascados e sem o caroço, o alho, o suco do limão, duas colheres de sopa de azeite de oliva, uma pitada generosa de sal e uma pitadinha de pimenta preta. Bata tudo até formar um creme homogêneo e cremoso. Despeje o molho em uma tigela. *Se você não tiver um processador, é só esmagar bem com um garfo a polpa dos abacates, amassar o alho e misturar todos os ingredientes em uma vasilha.

é assim que seu molho ficará depois de bem misturado: um mingau de ogro, meio Shrek, meio Mike Wazowski.

5. Após terminar de cozinhar o macarrão, retire a água e despeje-o sobre o creme de abacate. Misture bem com duas colheres até o molho espalhar-se por todo o macarrão.
6. Retire do forno a forma com as cebolas e os tomates assados. Eles ficarão moles e com uma crosta queimadinha. É só colocá-los sobre seu macarrão e servir! No prato, não esqueça de finalizar com uma quantia generosa de queijo parmesão ralado na hora...o sabor fica perfeito!

O mais incrível deste molho é que ele parece ter uma tonelada de creme de leite ou manteiga de tão cremoso que fica... na minha opinião, dá um baile em muito molho branco que tem por aí, além de ser supersaudável.
Tentem em casa e fotografem para compartilharmos na nossa página do Facebook!

Beijos,
This.

Nenhum comentário:

Postar um comentário